terça-feira, 3 de junho de 2008

Feche o livro e vá assistir TV!

Eu amo ler livros, revistas e afins. Mas o hábito de leitura veio, inicialmente por puro interesse. Primeiro que minha mãe sempre sugeria livros pra eu ler. Mas a coisa acelerou mesmo quando eu percebi o status que dá ler livros. Você é tido como culto pelos outros hoje em dia se leu esse ou aquele livro.

Resolvi que leria todos os clássicos quanto eu pudesse (claro, tenho que citar meu grande amigo e incentivador, meu professor de literatura Alberto da Cruz que, inclusive, tá lançando um livro esse mês!). Ele nos orientou (na escola) a ler Édipo Rei, do Sófocles e Antígona, do mesmo autor. Eu tomei gosto!

Aí li O Ateneu do angrense Raul Pompéia . Eu não posso dizer que gostei de cara, mas como era leitura complexa, não me prendi a adorar nada. Inclusive travei em alguns deles, como Iracema de José de alencar, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meirelles.

Devorei Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos do Álvares de Azevedo, Purgatório, de Mário Prata, Budapeste e Estorvo, do Chico Buarque. É claro que não me lembro de todos que li, mas o último foi O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brönte e estou lendo A menina que roubava livros.

Enfim, me sinto uma leitora medíocre (lembrando que o sentido da palavra é o mesmo que mediana...rsrs).

Agora, nunca menosprezem a TV!

Sou de uma geração que nasceu na frente da telinha e assim se sente muito bem. E digo que, com certeza, ela não é esse mal todo que pintam por aí. A TV tem grande valor, agrega muito, é um meio culturador incrível.

Muitos dizem que TV é pra preguiçosos mas eu acho que ela agrega o valor na experiência de quem a assiste de uma forma incrivelmente natural (passa imagem e som) e assim o que vem dela é melhor assimilado.

Muitos vão dizer que o problema não é o sistema em si, mas sim o repertório (no caso, a programação). Ora ora, cultura inútil por cultura inútil muitos sustentam o fardo de ter um exemplar de Paulo Coelho em casa, fora os falsos livros de auto-ajuda. Quem poderá condenar alguém por assistir um Zorra Total da vida, então?!

A TV é bode espiatório dos intelectualóides para a cultura atual. Mas não tem nada não, porque o Tio Carlos aí (o de literatura) me falava do escapismo humano. Pra fugirmos da realidade e nos sentirmos melhor evadimos à infância, ao sonho, à morte. Portanto, o que vem dos nossos primórdios (assim como das projeções que fazemos pra nós e do doce descanso do fim) era sempre mais feliz, descomplicado, bonitinho e funcional.

Os que jogam pedra na TV, eu sei, bebem da fonte. E se não bebem, não sabem o que estão perdendo. Com ela aprendi, aprendo e me divirto sim. Viva à TV!

...

...mas, é sempre delicioso devorar um livro, né?!

4 comentários:

Unknown disse...

A Tv realmente é um meio de divulgação extremamente potente, primeiro porque atinge um público imenso. Todavia ela tem uma série de limites, dos quais a Internet consegue preencher, isto destaca da TV, porque lá a pessoa não interage apenas vê o que outros querem, a internet você escolhe e se comunica da forma que melhor sente-se bem. A TV é passado?! não, não é e nem será, como o Rádio não foi ultrapassado.
Os canais pagos possuem uma gama de opções, algumas culturais e outras mais bizarras, a tv aberta nada faz muito para resolver o problema.
Agora, diante da TV e do livro... acho que não há muito a se comparar. Cada macaco no seu galho, cada galinha no seu puleiro. Por isto há macacos e macacos e há galinhas e galinhas...

Se for preciso ler PAulo Coelho, melhor ver o adorável "hehehe" do pica pau... :D

Duendee disse...

opa...livro eh mto bão...gosto poko...Eu axava legal , minhas primas (Luiza e Ligia), eu sempre avistava uma delas sem deixar d citar minha mae²(Tia dana)lendo um livro ,no estilo olhar fixo, um olhar de intendimento... Po eu nunca havia lido um livro,começei lendo budapest, um livro q eh uma pest! mto doido...mais enfim, continuei lendo.
um dia q eu tava em na casa da minha famila² em angra, minhã mãe
pegou um livro d sherlock holmes i m emprestou...putz eu axava mto legal esses tipos d estoria, dai peguei, li uma pagina, deixei a segunda p/ ler no dia seguinte?não, a curiosidad mata, li a segunda,depois a terceira,depois a quarta,depois a kinta,i depois durmi as 5 da manhã, acordei c/ o livro encima di uma cadeira...intão, eu terminei o livro, o bom vicio criado em angra,foi otimo p/ mim, conheci palavras otimas"tive ate auxilio ao luft"...estou a procura de mais Sherlock Holmes por ae,sem parar pq c não esfria...a tv? sempre dic q eh lavagem cerebral p/ os q não tem tv a cabo...mais mta gente aprende c/ elas ...um exemplo, eu na minha 8ªserie"sem piadinhas eu lembro" eu tava perdido em matematica, c/ umas escala lah q não m lembro o nome...dai eu tava perdido como eu jah dic, eu tenho mania d estudar a madrugada,liguei a tv pq eu odeio silencio, i lah tava minha salvação...TELECURSO 2000...i o dia da aoula do telecurso, era exatamente a materia q eu tava perdido, a matematica...acabei tirando 7,5 na materia, i ainda fiquei kit c/ meus amigos q m dava cola, retribuindo na msm moeda...mto bom!!!...i hj rolou um fato estranho comigo, a minha prof ditou um texto, o titulo, curujinha das madrugadas,...era mais ou menos assim,"A corujinha da madrugada ñ é apenas a companheira de gente importante é grande amiga de pessoas desimportantee só,da mulher velha ao homem doente...É amiga dos entrevados dos abandonmados,dos q a vida esqueceu em um canto...Ou q no meio da noite sofrem um assalto de duvidas i melancolias..." o texto foi um papo assim, m intentifiquei c/ ele, pois eu só vejo tv msm d madrugada quando eu to sem sono,dai ela ditou um exercicio assim..."1-quem é a corujinha da madrugada?. A prof na correção m perguntou lah da frente, "vc renan, oq vc respondeu" sem sobras d duvidads "a sessão coruja ", A vaca da prof m dic q não era!!!
pohha a resposta segundo ela era "a televisão" c esar soh a televisão não botava a coruja no meio, pois disso eu intendo, td madrugada depois de intercine tem sessão coruja no estilo cazuza...i ela m apronta uma dessa, v c pod um negocio desse!!!
fato!
haoushauos³

beijOs luH ti amU mulé!!!!

Isis Vilarinho disse...

Ai, amo livro! Tenho uma porrada!! Não sei viver sem... :-D

Beijão

rosangela disse...

Adorei a parte que é atribuida à mim, eu achava que nem tinha tanta interferência assim, porém passamos muitos momentos de sua infância(começou ainda na barriga) debruçados em livros e discos (sim de vinil!!!) vide Toquinho com... esqueci agora o nome mas tenho na lembrança os momentos em que deitados no chão da sala, seu pai e eu ouvíamos o disco como se estivéssemos contando histórias para você dentro de minha barriga linda e grande, com você toda esticada. Depois vieram outras historinhas, umas vezes sugestões da escolinha, outras presentes das tias e amigos e muitas vasculhadas nas prateleiras da Casa Cruz e da Silbene, sem contar as herdadas do Rafa que era um garoto com muito gosto para a coisa. Sorte da Lígia que teve você como reforço, acho que ela também está no caminho, né?E para completar a minha felicidade leio o depoimento do Renan (meu filho compartilhado)....pena não ter dado a ele um livro a mais tempo....Beijos, minha Luluzinha!!!
Para não desprezarmos as historinhas em quadrinhos!!!!!!