terça-feira, 27 de maio de 2008

Amizade

Todos já tiveram uma crise. Aliás, eu diria que quem só teve uma, tá no lucro. Conheço pessoas que não admitem tê-las, mas mesmo os aparentemente perfeitos ou imunes às "frescuras sentimentais" as têm. Elas vêm em momentos inoportunos, sempre, mas servem pra alguma coisa. Nunca são inúteis.

Uma vez, há não muito tempo atrás, eu tive uma das brabas. Cismei que não tinha amigos de verdade. Isso porque eu esperava um dia ainda posar pruma foto na beira dum chafariz com minha turma de amigos. Ninguém me avisou que amizade a là Friends é coisa rara.

Mas eu realmente achava que minhas amizades, além de poucas, acabavam rápido. Mas como eu disse antes, as crises nos ensinam diversas coisas. A primeira que aprendi é que eu não tinha que ficar caçando tribo pra mim. Já dizia sabiamente Zeca Baleiro que Minha Tribo Sou Eu. Ficar procurando minha própria identidade nos outros, além de paradoxal, é inútil. Ninguém, absolutamente ninguém, é igual a outra pessoa. Graças a Deus.

A segunda coisa que aprendi é que o mundo dá muitas voltas, e que o que pode nos parecer hoje fundamental, amanhã mudou. Várias amizades são condicionadas ao ambiente comum à elas entre outros fatores e, quando algo muda, podem mudar também.

A terceira coisa é bem importante: amizades NUNCA acabam. Elas no fundo são aquela satisfação que você tem em vivenciar e relembrar momentos de descontração, de carinho mútuo. É errado dizer que esse ou aquele é um amigo que TIVE. Enquanto lhe for saudável lembrar das coisas que viveu com alguém, essa pessoa lhe será um amigo, e porque não?!

E a última coisa que aprendi é que, antes de tudo e todos, minha família são meus melhores amigos. Meu pai, minha mãe e minha irmã SEMPRE estiveram e SEMPRE estarão prontos a apoiar. E esse tipo de dedicação, no campo atual das amizades, é raríssimo.

É óbvio que hoje, em pensar em amigo fundamental pra mim, penso no meu namorado. E, sinceramente digo, apesar da pouca experiência, que namorados devem ser sim amigos, e amantes.

Sei muito bem meu perfil. Sou uma amiga aparentemente difícil. Não sou muito dada as afeições públicas, aos carinhos explícitos. Sou um tanto quanto reservada e nem tão engraçada quanto gostaria de ser. Mas aos meus amigos sempre devoto meu pensamento e minha felicidade.

Se você, lendo isso agora, se lembrar de algum momento bom que vivemos, com certeza é meu amigo. E assim sendo pode ter certeza do que diz a música Telegrama do Zeca Baleiro:

"... nego, sinta-se feliz
porque no mundo tem alguém que diz
que muito te ama..."

Só alguns poucos que lembrei agora:

Addson
Adelaide
Adriana
Agostinho
Aline
Amanda
Ana Luiza
Ana Paula
Anaclara
Bartolomeu
Caiã
Carlos
Carlos Alberto
Carol
Carol
Cauã
Celso
Chauana
Daniel
Daniele
Danilo
Danilo
David
Delei
Denise
Dudu
Eduan
Elias
Eloísa
Ester
Felipe
Fernanda
Fernanda Ferreira
Flavinho
Gabi
Gabriel
Gabriel
Giovani
Gustavo
Hugo
Igor
Isa
Jéferson
Joyce
Júlia
Juliana
Junior
Kadin
Kayama
Kazê
Kessia
Laís
Leandro
Leonardo
Letícia
Lucas
Luiz Carlos
Magno
Marcos
Mariana
Mário Felipe
Mário Jorge
Mateus
Meire
Monique
Natália
Natália Schimidt
Natan
Nathália
Nicole
Patrick
Paulo
Pedrinho
Pedro
Pekinha
Priscila
Rafael
Rafael Damato
Rafael Pereira
Raphaell
Raquel
Renata
Ricardo
Rita
Rose
Samara
Serginho
Silvio
Stephanie
Suzane
Suzane Neumeister
Talita
Tamires
Thalita
Tiago
Túlio
Vânia
Vinicius
Viviane
Yara
Yasmine


Sem dúvida eu tenho um milhão de amigos...

Beijos pra todos!

7 comentários:

Isis Vilarinho disse...

Viva!! Eu estou na sua listinha de amiguinhossss!!! aeeeee!! \o/

Mas sobre o post... cara, eu vivo tendo crise! Principalmente na época que eu me mudei pra Ilha...

Beijão

David Almeida Pedrosa disse...

Te amo!

Unknown disse...

Concordo, isto de tribo é uma mera negação de amigos... minha tribo sou eu... amizade é antes de mais nada respeitar e torcer pelo outro/outra. E pronto!

Rita Cássia disse...

duas coisas que acho odiosas: 1) andar em "tribo" ou pertencer a uma. 2)Tentar agradar,(esforçar-se para),se transformar para agradar outra pessoa.
Ser original, é ser singular, é ser nós mesmos, independente da ocasião. Quando celebramos nossa raridade por sermos únicos atraímos para perto de nós as pessoas que realmente nos corresponde e daí surgiram boas amizades, embasadas em afinidades.
Os "fazidos"(aqueles que se fazem, se inventam...rsrs)atraem para si as pessoas correspondentes às mascaras que usam e não as correspondentes a sua verdadeira essência, e aí, então,surge o equívoco e junto a decepção.

ah Lu,concordo imensamente com você quando diz que não é muito dada as afeições públicas, aos carinhos explícitos. que é um tanto quanto reservada e nem tão engraçada quanto gostaria de ser.

Hoje os sentimentos são muito banalizados, as pessoas "vomitam" sentimentos. Eu te adoro, eu te amo,te odeio, morro se não tiver você,meu amor, minha"vida" e por aí vai. É tão fácil dizer eu te amo quanto trocar de roupa. Existem duas palavras que merecem todo cuidado e respeito: Amor e Amizade. São tão relevantes por que representam algo MAIOR. o que é verdadeiramente, Amor e amizade?
por quantos de seus "amigos" você daria a vida? Por quantos você se arriscaria? E seus amores? Tem gente que faz coleção de amor. Me refiro ao amor físico mesmo, homem x mulher. Acho que devemos dizer sim EU TE AMO, mas para aqueles que amamos. Não para soar como algo carinhoso e bonito. Seja carinhoso sem mentir e exagerar.

Fico até pensando... O que essas pessoas que saem por aí dizendo eu te amo para todo mundo, dizem quando estão amando mesmo? "Eu juro que te amo com a mais pura verdade" ou "Quando eu disse que te amava, era só de brincadeirinha, agora sem sombras de dúvida eu realmente te amo" ou "Agora sim é pra valer... Te amo"

Eis aqui, um dos textos de Mario Quintana que aprecio muito, especialmente para esse assunto que estamos abordando aqui. Espero que gostem também.

"Não tenho a pretensão de que todas
as pessoas que gosto, gostem de mim.
Nem que eu faça a falta que elas fazem.
O importante para mim é saber que eu,
em algum momento, fui insubstituível...
E que esse momento será inesquecível!
Só quero que meu sentimento seja valorizado!
Quero um dia, poder dizer às pessoas que nada
foi em vão...
Que o amor existe...
Que vale à pena se doar às amizades...
Às pessoas...
que a vida é bela sim!
E que eu sempre dei o melhor de mim...
e que valeu a pena!"

(Mario Quintana)

IXI!!Lu...eu bem que te avisei para não me dar corda...que quando me ponho à falar...sai de baixo rsrsrs
bjos querida!! parabéns pelo texto!!Simples e consistente.

Leonardo Baleiro e Elisabete Vasconcellos disse...

Hum bronca em vc Luh pq tu és uma das pessoas mais bem humoradas q conheço e super engraçada,repito-único defeito é ser do mengo,amizade sua é benção,seus mais próximos com ctz estão super felizes \o/ Léo fica em Sampa sempre torcendo por vc e,ótimooooo texto,parabéns de novo!!!!!
bjss

Juliana Sobral disse...

Luh, como assim?
"Não sou muito dada as afeições públicas, aos carinhos explícitos."
Quem foi então, aquela menina doce, meiga e carinhosa que conheci lá no Rival?
Luh, embora distantes e nem sempre nos falando, tu és minha amiga simmmmmmmm e fico aqui aguardando o momento de vê-la novamente!!! Amo vc!!! Bjão da Jujuba.

luOliveira disse...

Preciso entrar nessa listinha. Adorei seu texto.