sexta-feira, 9 de maio de 2008

EmOtIcOmAnIa

Olá!

O ser humano, através de sua incrível percepção, se acostuma a quase todo tipo de mudança no seu código lingüístico... Difícil de entender? É nada! Quer ver só?

Nem eh taum dificiu axim intender di cara u qui eu tou digitandu, neh?

Pois bem, meu amigo. Você entendeu o que digitei aí, né? É porque, por mais que te dê um calafrio só de ver erros de português você os ignora se for crucial pra você entender o que está em voga.

Agora, brabo mesmo é emoticon do msn. Os clássicos, que já vêm no programa, nem tanto, porque substituem não palavras, mas sim emoticons "pré-históricos", tipo :) . Mas quando o sujeito resolve salvar aquela gracinha de emoticon em gif que recebeu do amigo com o nome de "oi", tudo quanto for ditongo "oi" será substituído pela tal figurinha.

Exemplo pra clarificar a mente: finja que isso aqui 8) eu salvei como oi.

Aí tô conversando com alguém e rola a frase: 8)! E aí? Como f8) no supermercado? Comprou o bisc8)to que pedi? Lá tava só 8)tenta centavos! A n8)te a gente se vê, tá?!

Aí o exercício de interpretação beira o bizarro. Deixa de ser uma questão de acostumar-se com signos linguísticos comuns pra quase decifrar hieroglífos na época em que nem tinham a pedra de Roseta! (vide wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_Roseta)

Não é nada difícil associar a esses emoticons combinações de letras um tanto não usadas na língua portuguesa como jjkhuuioiikl. É um lindo nome prum emoticon fofinho, sem que esse interfira no entendimento das coisas mais simples, onde os emoticons não são bem-vindos.

Emoticons normalmente servem pra gracinhas, sejam elas das mais inocentes as mais maliciosas, no campo da conversa digital. Na frase ridícula de exemplo que expus há pouco, não cabem gracinhas, portanto, não cabem emoticons.

É um atraso tremendo! Dificílimo de entender! É um apelo, queridos amigos, troquem os nomes de seus emoticons, por favor!

Por hora, é só!

Beijos!

2 comentários:

Unknown disse...

É o assunto foi introduzido com propriedade, tanto de irritabilidade quanto de exposição brilhante da idéia, de forma a elucidar melhor a compreensão. Na verdade é mais um sutil apelo para com aqueles que conversam desta forma. Pessoas educadas agem assim, se fosse entre dois jumentos (compreende-se homens) seria através das palavras amorosas: "porra meu tira esta coisa de viado, caralho... que viadagem... tomar no ..." enfim...
Eu concordo com o apelo. Quando estava no outro PC, um mais lentinho que este, as pessoas empurravam estes emotions, primeira dificuldade era saber o que aquela porra significava, muitas vezes, devido a um micro comprado num país miserável, os "gifs" não apareciam, tinha que esperar a merda aparecer, demorava, se fosse um beijo, v. não iria despedir da pessoa no tempo hábil. Com a mudança de micro, mesmo assim ainda é micro de país miserável(não é tão potente) há dificuldade, porque as pessoas têm muita criatividade, e para interpretar os desenhos é um pé no saco, as vezes, muito deles precisa clicar com o botão direito pra ver o que o mardito escreveu. Um saco! Eu também tenho meus emotions para enfernizar, ironizar, personalizar o papo e afins, mas dentro da minha cabeça de bague eu, vendo da dificuldade, ponho um ASTERISCO (*) na palavra. Por exemplo: "beijo" é "beijo", mas "*beijo" é um emotion "*bj" é outro, "*beso" é outro "*beija" é outro, eu tenho mil formas de mandar beijo, todos generosamente asteriscado para que uma eventual prosa onde o "beijo" não significa sair, despedir, e sim um adereço qualquer numa prosa discursiva, não seja atropelado por um 'marvado' emotion.

So que os infiéis, os sanguinários interneteiros, os adeptos à orgia intelectual faz os pobres sofrerem na frente da tela.

Ainda bem que só converso com gente civilizada, não usam emotion e nem falam EMOmicamente, porque se há algo que me irrite mais é aquela forma depravada que eu não entendo bulufas de nada. É que nem suwing (troca de casais), você sabe que há dois ou mais casais mantendo relações, mas você já nem sabe mais quem é quem, o que é o que, pode acabar pegando em coisa que não é bom pegar. Certas coisas ser conservador é ter um enorme bom-senso! ahahhaa

Juliana Sobral disse...

Ihhh
Até ia fazer um comentário...mas depois do texto maltês, desisti.
O "rei" de emotions no meu msn é o Leoladen, que agora só escreve com letras maiúsculas!!!
kkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk